terça-feira, junho 10, 2008

Adeus Enéas



A segunda feira, 09 de junho, nos deixou um pouco órfãos.

Enéas freire, fundador do maior bloco carnavalesco do universo, deixou este plano.

Foram 30 anos a frente do Galo da Madrugada, bloco que detém uma magia sobre os penambucanos e todos os que gostam de carnaval.

Às vezes me perguntava: O que faz com que mais de um milhão de pessoas saia de suas casas, muitas delas no interior de Pernambuco, para acompanhar, no calor, na multidão, na insegurança das ruas, um bloco carnavalesco? Mas logo me vinha a resposta, quando olhava para aquela multidão e ficava fascinado com o que via. É contagiante.


Enéas pode e deve ser comparado com os grandes nomes da cultura pernambucana, assim como Capiba estava para a podução cultural e musical, Enéas estava para a difusão delas. Todo o Brasil acompanha o carnaval de pernambuco através do Galo da Madrugada, e assim como eu, anestésicamente tomado pelo momento, se questionam, vale a pena estar entre os milhares filmados do elicóptero? Mas assim como eu, encontram a resposta nos sorrisos dos foliões.


Enéas deixa uma lacuna no coração do pernambucano, afinal, como será o tradicional café da manhã do Galo sem ele? E o desfile? Como estarão os artistas quando passarem em frente ao seu camarote e não vê-lo? Como estará a multidão quando Gustavo Travassos abrir o desfile cantarolando a famosa música: Vem, vem meninada/ Vem conhecer o Galo da Madrugada / O Galo vai desfilando /Com beleza e harmonia / E o Enéas comandando...?


Não sei, não sabemos, mas estaremos lá, prestigiando o legado do nosso conterrâneo.

Nenhum comentário: