domingo, novembro 11, 2007
Terceiro mandato e democracia - água e óleo
De ante-mão, sou terminantemente contrário.
Embora pense que o Governo Lula, tem um viés totalmente revolucionário e ousado, cujas ações administrativas e econômicas puderam alavancar o crescimento do país, e diminuir a pobreza, tenho certeza de que um possível terceiro mandato faria mal às instituições democráticas do Brasil.
Acho totalmente causuístico e com um propósito pouco convincente. Penso inclusive, que não deve estar passando pela cabeça do presidente tal possibilidade, pois trata-se de um homem comprometido com a democracia e com a república, e quem deve estar "levantando esta bola" são pessoas que querem "cacifar-se" com o chefe.
Porém se isso vier a acontecer, podemos estar diante de um perigo latente; o de termos governos ditatoriais denovo. Viagem minha??? Pode ser, porém se este instrumento de prorrogação de mandato for aprovado, o que impedirá um suposto projeto de lei para um quarto ou quinto, ou ilimitado mandato? Não falo do Lula, que se isso acontecesse estariamos diante de um governante consciente de seu papel na sociedade, mas se por algum acaso a população escolhesse um militar, ou um ultra direitista como acontece na França, ou mesmo um stalinista... é um caso a se pensar.
Posso estar exagerando neste post, mas é a mais pura reflexão de quem se preocupa com possíveis ditaduras e regimes totalitários.
por mais que seja o povo quem escolha os presidentes, sabemos que quem tem a máquina pública tem pelo menos 30% dos votos garantidos então não seria difícil a re re re re re reeleição de qualquer presidente.
Pensemos todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário