sexta-feira, julho 20, 2007

Morre ACM - O mito da política baiana


Nunca foi unanimidade, nem essa foi sua preocupação em vida. cultivou amigos, adversários, inimigos e seguidores. Foi celebridade, autoridade, nome de avenida e mito na Bahia. Teve forte influência na descentralização industrial do sudeste para o nordeste, sempre focado no desenvolvimento do seu Estado. ACM, como era conhecido, foi um político controversso, sempre protagonista, e assim como Getúlio, sai da vida para entrar na história, pelo menos na Bahia, que nuncamais será a mesma sem "painho" ACM, como gostavam de chamar os carlistas. Com toda a certeza, a história da Bahia tem Antônio Carlos Magalhães como divisor de águas, existe o período pré-ACM e pós-ACM.

A seguir posto alguns comentários de baianos sobre a morte de seu lider, publicados no site do Correio da Bahia, para dar-nos uma noção do que ele foi para seu povo.

"A maior perda do século para a Bahia! Vamos sentir muito a falta do maior politico do Brasil de todos os tempos! "A BAHIA A RAZÃO DA MINHA VIDA" dizia o nosso senador! Uma perda irreparavel! sem tamanho! Que pene que vamos ficar sem essa voz que ninguem conseguiu calar! Senador ACM descanse em paz! A Bahia sempre vai te amar e nunca irá te esqueçer."


"A Bahia perdeu nesta sexta-feira sua maior referência no âmbito da política nacional.Ele vinha e irá fazer muita falta para a Bahia. Espero que sua luta nunca seja esquecida, e que seus herdeiros dêem continuidade a sua luta, seja na política ou divulgando a Bahia como ele sempre fez. "

"ACM - Ação, Comptetência e Moralidade, atributos dos quais marcarm a vida política desse leão da Bahia! Ele era sem dúvida, nossa maior referência na esfera da política nacional. Lamento essa grande perda."

"A Bahia e o Brasil perdem o maior politico de todos os tempos, a Bahia em especial perde o homem que mais cuidou dela, estamos orfãos. "




Nenhum comentário: