terça-feira, fevereiro 13, 2007

Música - 10 anos sem Chico


Ontem, estava ouvindo um CD de Nação Zumbi, o "Propagando" e me flagrei pensando no início de tudo, a inovação, a junção de tambores de maracatu com a guitarra over drive, pensei na mistura de maracatu de baque virado e rock´n roll, pensei em como alguém poderia, a partir da periferia de Olinda, mais precisamente, de Rio Doce, coisa que o grande eixo Rio-São Paulo nem se quer cogitava, poderia influenciar tão fortemente na nova roupagem dada ao rock nacional e ao cenário musical brasileiro. Poderia eu, pensar que seria superestimar o "movimento mangue beach" dizendo que na linha do tempo do rock nacional existe uma divisão entre antes e depois desse movimento, mas com toda certeza não estou superestimando, realmente o que se foi produzido em termos de rock nacional depois dos tambores de Chico Science, teve a influência deste movimento.


Chico conseguiu unir "o mangue com o mundo" sendo ele mesmo o mangueboy malungo, produzido por sua criatividade. Claro que Chico teve ao lado dele idealizadores e colaboradores, que vale ressaltar como Fred 04, o pessoal dos maracatus do Daruê Malungo, dentre outros.


O Mangue Beach se diferencia por ter inclusive uma base teórica filosofal, tais como os ensinamentos de Josué de Castro, tão mencionado por Chico em suas obras.


Chico cantou Pernambuco, cantou Recife, cantou Peixinhos e encantou o mundo com sua meteórica presença no plano terrestre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Engraçado, tava estudando o movimento Pau-Brasil e o Antropofágico dia desses e foi inevitável não lembrar do Chico Science e de sua Nação Zumbi. Todo o ideal promovido pelo movimento Mangue Beach foi de encontro com as ideais dos modernistas daquele tempo. O Chico não reproduziu mais uma vez o estilo americano de fazer rock. Ele criou um rock novo, uma simbiose de estilos, um rock legitimamente nacional. Como pregava os antropofágicos, ele misturou o velho, comeu, digeriu e vomitou o novo. Esse cara foi um gênio, e como tal entrou pra história.