quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Especial Carnaval - A mais pernambucana das festas


Em Pernambuco, carnaval é religião. É uma filosofia de vida, é uma relação quase que vital. Está no sangue do pernambucano o DNA do frevo, que alucina, e que emociona. É uma festa indescritível, não só por sua complexidade mas pela mistura de manifestações individuais do povo que "sente a embriaguês do frevo, que entra pela cabeça se arrasta no corpo e acaba no pé". Para mim o frevo significa:

Uma manifestação multicultural, originada da dança de capoeira dos escravos e evoluida pela miscigenação das raças. Vibrante e contagiante, o frevo tem o maior de todos os encantos, musicalmente falando, ele alucina, faz termos a impressão de levitação. É impressionante a sensação de leveza que penos passa os dançarinos passistas, e não menos impressionante a desenvoltura das orquestras, cujas cadências extremamente rápidas e notas dissoantes que parecem cravar em nossas mentes e corações suas melodias.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Música - 10 anos sem Chico


Ontem, estava ouvindo um CD de Nação Zumbi, o "Propagando" e me flagrei pensando no início de tudo, a inovação, a junção de tambores de maracatu com a guitarra over drive, pensei na mistura de maracatu de baque virado e rock´n roll, pensei em como alguém poderia, a partir da periferia de Olinda, mais precisamente, de Rio Doce, coisa que o grande eixo Rio-São Paulo nem se quer cogitava, poderia influenciar tão fortemente na nova roupagem dada ao rock nacional e ao cenário musical brasileiro. Poderia eu, pensar que seria superestimar o "movimento mangue beach" dizendo que na linha do tempo do rock nacional existe uma divisão entre antes e depois desse movimento, mas com toda certeza não estou superestimando, realmente o que se foi produzido em termos de rock nacional depois dos tambores de Chico Science, teve a influência deste movimento.


Chico conseguiu unir "o mangue com o mundo" sendo ele mesmo o mangueboy malungo, produzido por sua criatividade. Claro que Chico teve ao lado dele idealizadores e colaboradores, que vale ressaltar como Fred 04, o pessoal dos maracatus do Daruê Malungo, dentre outros.


O Mangue Beach se diferencia por ter inclusive uma base teórica filosofal, tais como os ensinamentos de Josué de Castro, tão mencionado por Chico em suas obras.


Chico cantou Pernambuco, cantou Recife, cantou Peixinhos e encantou o mundo com sua meteórica presença no plano terrestre.

Reflexões Gerais

Renato Russo cantou que:

"Até bem pouco tempo atrás
Poderíamos mudar o mundo
Quem roubou nossa coragem?
Tudo é dor
E toda dor vem do desejo
De não sentimos dor."

Reflitamos sobre isso hoje!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Geral - Polícia e Ladrão


Encontramo-nos assombrados. A barbárie está escancarada em todos os lugares, os cidadãos estão com medo, a marginália está a solta, cada vez mais forte e impune.


Assistimos a cenas lamentáveis e repugnantes nos últimos dias, e não vemos uma saída breve para por um fim nisso tudo, cada vez nos trancafiamos mais, cada vez montamos mais barricadas para nossa segurança ou pelo menos para termos a sensação de segurança, tal como já diz a música "as grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que está nesta prisão..." é exatamente isso que está acontecendo com a sociedade, os valores estão deturpados, as milícias comandam a polícia, e a polícia está dentro das milícias.

Precisamos, sem hipocrisia nem por futuro lucro político reestruturar a sociedade, acabar com o sentimento de impunidade que anima a marginália, e principalmente, acreditar nas instituições, dissociar de uma vez por todas quem é polícia e quem é ladrão. O Estado tem que se impor!